Publicidade
Paulo Gama, analista político da XP, participou do Morning Call da XP e disse que há dois pontos de atenção dos investidores estrangeiros no Brasil.
“Primeiro, é tentar entender a sequência de políticas propostas pelo governo federal entre agora e o período eleitoral”, afirmou.
“O segundo ponto é olhando especificamente ao bloco eleitoral, num calendário bastante antecipado, se for olhar as eleições presidenciais”, disse. Segundo ele, “há muitas dúvidas sobre a configuração das candidaturas, como se dará o processo da oposição e qual a definição dela, se uma candidatura única ou candidaturas variadas”.
Popularidade e consumo
Gama explica que houve mudança de foco do governo, com algumas alterações e comandos de ministérios. “Há também de algumas propostas (do governo) que tem um objetivo final o impulso ao consumo, ao crescimento da economia”, acrescentou.
Ele diz que o investidor estrangeiro tenta entender a estratégia do governo e o que ele tentará lançar mão, olhando para a popularidade e o consumo.
“As estratégias (do governo) entre agora e outubro de 2026, para fazer frente a esse cenário eleitoral, parecem bastante desafiadoras”, afirmou.
Continua depois da publicidade
“De acordo com que a gente já acompanhou, é um calendário bastante antecipado em relação a 2018 e 2022. A gente está muito distante do pleito”, disse.
Sobre as políticas do governo que se vê “esquentando” em Brasília é a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.
“Essa proposta foi apresentada no primeiro trimestre. A gente vê de fato uma virada para ter uma tramitação à frente, com a perspectiva de instalação da comissão especial sobre o tema na semana que vem”, disse.
Continua depois da publicidade
Para Paulo Gama, há um direcionamento do governo para aumento da popularidade.