Publicidade
O governo dos Estados Unidos afirmou que exigirá licenças de exportação para alguns chips de inteligência artificial (IA) fabricados pela Nvidia e pela AMD.
“O Departamento de Comércio está emitindo novos requisitos de licenciamento de exportação para o NVIDIA H20, AMD MI308 e seus equivalentes”, afirmou o departamento em um comunicado.
O governo acrescentou estar “comprometido em agir de acordo com a diretriz do presidente Trump para salvaguardar nossa segurança nacional e econômica”.
A Nvidia alertou na noite de terça-feira que enfrentará uma perda de US$ 5,5 bilhões após os EUA informarem que será necessário obter uma licença para exportar processadores H20 para a China e outros países. Esses chips de IA, menos potentes, foram projetados para cumprir as restrições de exportação americanas.
Enquanto isso, a AMD disse que espera um impacto de US$ 800 milhões.
As ações de ambas as empresas despencavam na sessão desta quarta-feira, com a Nvidia caindo 5,5% e a AMD perdendo 5,7%. Outras ações de chips também perdiam terreno, com a Micron Technology recuando 2,5% e a Broadcom em baixa de 3,1%.
Continua depois da publicidade
O setor de tecnologia da informação caía 2,6%, enquanto o índice mais amplo de semicondutores recuava 3,3%.
Os controles de exportação são a mais nova tentativa do governo Trump de impedir que semicondutores avançados sejam vendidos para a China.
“Isso criará muita incerteza para as empresas em termos de decisões que elas tomarão”, disse Chris Zaccarelli, diretor de investimentos da Northlight Asset Management.
Continua depois da publicidade
“Eu esperaria que os investidores estejam um pouco menos dispostos a comprar ações de fabricantes de chips, empresas de tecnologia e coisas do gênero até que tenham uma visão mais clara de quais serão as regras finais do caminho.”
Os investidores acompanharão de perto um discurso do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, mais tarde para obter indicações sobre como o banco central dos EUA responderá à volatilidade dos mercados, bem como às preocupações com o crescimento.