Índia faz ataques aéreos no Paquistão e na Caxemira paquistanesa

Bombardeios ocorrem após um ataque de militantes armados que mataram mais de duas dezenas de civis na Caxemira administrada pela Índia

Gabriel Garcia

Uma vista da cidade de Muzaffarabad, em Caxemira paquistanesa, em 7 de maio de 2025. REUTERS
Uma vista da cidade de Muzaffarabad, em Caxemira paquistanesa, em 7 de maio de 2025. REUTERS

Publicidade

A Índia anunciou que realizou, na manhã da quarta-feira (7) no horário local, ataques aéreos em pontos que classificou como “infraestrutura terrorista” no Paquistão.

A ação ocorre duas semanas após um ataque de militantes armados que resultou na morte de mais de duas dezenas de civis na região da Caxemira administrada pela Índia.

A escalada das tensões entre os dois países, que possuem armamento nuclear, levanta preocupações sobre um possível conflito mais amplo.

Moradores de Muzaffarabad, a capital da parte paquistanesa da região da Caxemira, relataram ter ouvido jatos sobrevoando a área.

Eles também afirmaram que um local em uma zona rural próxima a Muzaffarabad, que anteriormente era utilizado pelo grupo militante Lashkar-e-Taiba, parecia ter sido alvo dos ataques.

Um porta-voz do exército paquistanês confirmou que dois outros locais também sofreram ataques, incluindo Bahawalpur, na província de Punjab, onde está localizada um seminário religioso associado ao grupo Jaish-e-Mohammad, e Kotli, uma cidade na Caxemira administrada pelo Paquistão.

Continua depois da publicidade

Os ataques aéreos ocorreram 15 dias após um massacre em que militantes abriram fogo contra um grupo de turistas na região da Caxemira administrada pela Índia, matando 26 pessoas e ferindo mais de uma dezena.

Este ataque foi um dos mais mortais contra civis indianos em décadas, e a Índia rapidamente indicou que o Paquistão, seu vizinho e arquirrival, estava envolvido.

Em resposta ao ataque, a Índia anunciou uma série de medidas contra o Paquistão, incluindo ameaças de interromper o fluxo de um importante sistema fluvial que abastece o país com água.

Continua depois da publicidade

Além disso, as forças indianas iniciaram uma ampla repressão em Caxemira, prendendo centenas de pessoas enquanto continuavam a busca pelos responsáveis pelo ataque.

O governo paquistanês já havia prometido responder de forma equivalente a qualquer agressão indiana, e ambos os países têm a capacidade de causar danos significativos.

OSZAR »