PF investiga desvio de emendas no RS; alvos seriam ligados a Afonso Motta, do PDT

Investigação identificou desvio de verbas de um hospital de Santa Cruz, no interior do estado

Marina Verenicz

Publicidade

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (12) a Operação EmendaFest para investigar o desvio de emendas parlamentares destinadas a um hospital em Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em cinco cidades gaúchas e no Distrito Federal.

A ação foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou dois mandados de busca pessoal e o bloqueio de valores de contas de pessoas físicas e jurídicas. A PF ainda não detalhou o montante supostamente desviado.

Um deputado federal do Rio Grande do Sul estaria entre os citados na investigação, que tem como alvos principais dois de seus assessores. Segundo a GloboNews e o UOL, a operação envolve pessoas próximas ao deputado Afonso Motta (PDT-RS), mas a identidade dos investigados ainda não foi oficialmente confirmada.

Em nota, a PF informou que dois investigados serão afastados de seus cargos e funções públicas. A corporação apura crimes de desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva.

OSZAR »